✏ Tipos de Pele | Seca, Oleosa, Normal e Mista ✤

Olá minhas Glamourosas, tudo certo?
Hoje vamos tratar de um assunto muito discutido entre nós mulheres: Tipos de Pele; Qual tipo de pele é a sua, e quais produtos devem usar ou evitar? Para cada tipo de pele existe uma necessidade diferente, então vamos entender mais um pouco? Confira!!!

Realizei pesquisas em sites e em livros de estudos específicos, como o site SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia, e um livro da Priscila Gorzoni “Bela e irresistível”, pois sabemos que somente as experiências com diferentes tipos de pele não basta, devemos nos aprofundar no assunto, ainda mais se você é Maquiadora como eu, e trabalho com vários tipos de pele diferente, e é necessário saber quais produtos usar ou evitar.

----------------------------------------------------------------------------------

✏ Pele Seca
A pele seca tem uma caracteriza única, pois não apresenta nenhum ponto de oleosidade ou hidratação natural da pele durante todo o dia, existem peles secas, que em mesmo dia de muito calor, onde o corpo naturalmente expeli óleo corporal, não deixa aparente nenhum ponto oleoso, essas peles tendem a serem muito mais sensíveis que os outros tipos, exceto se as outras peles apresentarem outro tipo de doenças simples genéticas dermatológicas. A pele seca pode ser causada por fatores genéticos e hormonais, e também por condições ambientais, como o tempo frio ou seco, o vento e a radiação ultravioleta. Banhos demorados e com água quente podem provocar ou contribuir para o ressecamento da pele.
Esse tipo de pele não é tão comum de ser ver ou ouvir falar, sem brilho ela apresenta um aspecto saudável e aveludado, sem muitos poros abertos, e também apresenta algumas áreas rosadas e tem pouca tendência de acnes e manchas, pois a pele produz os nutrientes necessários sem mais e nem menos.

Use produtos de hidratação que contenham óleo na formula (jamais use óleo corporal), cremes, por exemplo, e principalmente evite produtos que contenham álcool e escolha sabotes hidrantes para limpeza facial. 

✏ Pele Oleosa
A pele oleosa é umas das mais comuns de se encontrar, segundo a SBD a pele oleosa tem aspecto mais brilhante, úmido e espesso, por causa da produção de sebo maior do que o normal. Além da herança genética, contribuem para a oleosidade da pele fatores como alterações hormonais, excesso de sol, estresse e uma dieta rica em alimentos com alto teor de gordura. A pele oleosa apresenta os poros dilatados, e maior tendência à formação de acne, cravos e espinhas.
É essencial evitar produtos que contenham óleo na sua formula, como cremes com amêndoa, ojon, coco etc. Procure produtos que são a base de álcool, de pepino, cítricos e refrescantes, produtos oil free, que são especificamente para pele oleosa.

✏ Pele Mista
A pele mista é a pele mais frequente de se encontrar nas mulheres, ela é famosa por apresentar oleosidade apenas na zona T ( testa, nariz e queixo) do rosto ou na zona cruz ( testa, nariz, olheiras e queixo ) do rosto, e logo o restante do rosto tem o aspecto seco ou normal, ou seja, uma parte é oposta da outra. Também é comum por ser uma pele mais fina, de aparecer manchinhas, rugas finas e inflamações precoces. Contudo a pele mista é uma junção dos outros tipos de pele anteriores.
No mercado existem cosméticos que são especificamente para as peles mistas, fiquem atentas para escolher exatamente a esses produtos, que na sua formula ou indicações ela contenham a formula para as peles mistas, de preferência as loções faciais e tônicas.

✏ Pele Normal
Para saber se sua pele é normal, é porque ela não apresenta nenhuma das características anteriores, ou seja, ela é normal, porque não é oleosa de mais e nem seca de mais, apenas normal, suas glândulas sabiáceas e hidratantes naturais, água e sais minerais são exatamente na medida exata que o seu rosto precisa, em qualquer estação do ano.
O mais importante que você deve saber, é que a pele normal, por mais que não apresente nenhuma das características anteriores, ela é uma pele como todas as outras e necessita de cuidados, e nesse caso quaisquer bons cremes, tônicos, loções serviram para esse tipo de pele. A pele Normal também necessita de sempre estar limpa.
---------------------------------------------------------------------------

Mais do que saber como funciona cada tipo de pele, é importa que você conheça sua pele e saiba quais procedimentos ela mais se adapta, quais usos e restrições ela se adequada. É sempre possível ter uma boa pele e saudável, independentemente de qual tipo ela seja, basta uma vez a cada 15 dias você fazer passos que fazem a diferença para qualquer tipo de pele:

 Limpeza – Esfoliação – Tonificação e Hidratação
✤ E muito importante Proteger sua pele do Sol

------------------------------------------------------------------------------

★ Espero que tenham gostado e aprendido um pouco mais sobre sua pele e como cuida-la ! Um Big Beijo e até a próxima ! Tchaaaaaau ! (-̮̮̃•̃) 

0 comentários:

Postar um comentário